quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Aplicações com Excel

Tenho visto muitos comentários sobre aplicações em VBA que se propõem a ser aplicativos que usam o Excel como plataforma - sinceramente, na minha experiência não tenho visto dar muito certo - prefiro o enfoque de criarmos código compilado em VB.NET ou C# e fazer a distribuição como Excel add-ins.

Esse tem sido o enfoque das maiores empresas do mundo que trabalham em cima do Excel. O add-in permite que você use o Excel como parte da solução e acrescente recursos que de outra forma não estariam disponíveis, não sem o risco de exporem codigo e oferecer segurança questionável. o único senão é exigirem o Excel como pré-requisito. A alternativa são os novos controles que embutem o a funcionalidade do Excel em um aplicativo  sem que este esteja instalado. Estes programas custam em torno de US$ 1.000 e US$ 5.000, mas permitem a distribuição de aplicações sem o Excel, exigindo também uma linguagem de programação(VB,JAVA,C#)

Aplicações VBA tem escopo reduzindo e não podem ser distribuídas com segurança - mas add-ins, sim. Portanto, quando alguém falar com você sobre aplicações Excel, pergunte antes sobre a forma de distribuição, isso pode diferenciar entre um programa "quebra-galho" ou uma aplicação de verdade.

Nenhum comentário: