sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Um exemplo de um Dashboard - Fluxo de Caixa

Exemplo de um relatório interessante que usa amplamente o conceito de dashboards é o Fluxo de Caixa. Um exemplo de Fluxo de Caixa Típico é o mostrado abaixo:














Se feita manualmente essa planilha é extremamente trabalhosa por diversas razões:
  1. Precisamos consolidar os saldos de diversas contas manualmente;
  2. Para alinhar horizontalmente, novas consolidações manuais;
  3. Se algum numero muda na planilha, o localização e ajuste é grande;
  4. Para vermos diversos meses a tendência natural é alinharmos os numeros de vários meses horizontalmente, op que causa dificuldades de visualização
  5. A extração dos dados é difícil pois se origina dos bancos de dados da produção
 Por outro lado, apresentamos uma visualização alternativa, oriunda dos sistemas contábeis, que consiste na leitura direta dos dados e uso de tabelas Pivot para visualizarmos os dados, na forma descrita abaixo:

Capturamos os dados da Contabilidade na forma dos saldos de conta, resultando no formato:

  • Empresa - cod da empresa
  • Grupo - receita ou despesa
  • Sub-Grupo
  • Conta
  • Sub Conta
  • Data
  • Valor do saldo

Assim podemos ter a seguinte massa de dados-fonte para o nosso fluxo de caixa, incluindo os valores previstos:


 


Esta massa de dados gera o seguinte Pivot


Você pode notar que uma coluna foi acrescentada ao lado do Pivot com o título META de forma a sinalizar rapidamente se a meta de receita foi atingida. Note ainda que as RECEITAS estão com valores NEGATIVOS para não interferir nos totais calculados.

Essa meta foi criada como uma formatação condicional composta por três condições compostas para indicar o alcance da mesma ou não - como são FORMULAS, O Excel não permite icones então tivemos de apelar para as cores, pois estas formulas usam endereçamento relativo, o que é uma limitação corrente.

Vejam as fórmulas abaixo:

Usamos aqui endereçamento relativo nas fórmulas, do tipo =$H7 >0, o que indica que faremos o mesmo com toda a coluna, ou seja, definimos a coluna a sofrer formatação condicional e aplicamos a fórmula com endereçamento relativo.
No curso a ser disponibilizado em 20/9 estarei explorando esse modelo a fundo no estudo de caso. Para saber mais, entrem em contato.
Espero que tenha ajudado,
--Marco

Nenhum comentário: