sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Validação - Dando às planilhas um toque de entrada de dados

Com base em um problema colocado por um cliente para um modelo de controle de vendas, decidi colocar como post para hoje a questão da validação de entrada.

Considere por exemplo um mapa de vendas, onde diversos itens são pré-definidos, como região, produto, situação da venda, previsão de fechamento e outros - ao digitarmos esses dados no mapa, podemos cometer diversos erros que acabam por interferir na análise final do resultado. Assim, recorremos à validação para resolver esse problema.

Considere o mapa abaixo:


esse mapa tem diversas colunas que podem ser padronizadas, o que será demonstrado nos slides seguintes:



A coluna de forecast tem uma lista de opções, assim como as colunas seguintes.


A situação atual da venda


O produto considerado.


Para definir essas listas, criamos as listas em outro worksheet da mesma planilha e fazemos referência a partir de das fórmulas de validação.


O menu de validação é chamado a partir da opção DATA do Excel, e possui três opções, sendo de definição(primeira) a mais importante.


As formulas definem uma variedade de opções para listas, limites mínimos e máximos, valores específicos e outros. A partir da definição de validação, quaisquer valores fora do definido são recusados pelo aplicativo, sem necessidade de programação. Nos exemplos acima usamos caixas de combinação pois criamos listas, fazendo referência a elas nas fórmulas. Criamos uma validação para cada coluna e depois replicamos na planilha. Pronto - temos uma entrada de dados de classe mundial.

Para maiores informações, busquem em validação no manual do Excel.








Nenhum comentário: